Hora de tirar da caixa a árvore, o presépio, bolinhas e pisca-piscas e fazer a decoração de Natal no melhor estilo possível.
É tempo de festas e esperanças renovadas. Quando faltam algumas semanas para o Natal, é hora de tirar da caixa a árvore, o presépio, bolas e pisca-piscas e fazer a decoração no melhor estilo possível. As crianças adoram a função toda. Quem não tem entre suas melhores lembranças, o arrumar da árvore, as luzes piscando, a expectativa do presente que viria ou a alegria ao rasgar o embrulho do brinquedo esperado?
Neste ano, principalmente no Rio Grande do Sul, a expectativa é que a data seja muito bem comemorada. E, para entrar no clima, a decoração da casa merece capricho, pois o que se quer é poder mostrá-la para o máximo de amigos e familiares possível. Como não dá para estourar o orçamento com itens de decoração, pois ainda tem os presentes e a ceia, é preciso fazer um bom planejamento.
Para começar, é importante avaliar o que você já tem de anos anteriores e o que seria bom comprar para incrementar a decoração. Imagine como será sua decoração de Natal, anote o que ainda falta e parta para a pesquisa sobre as peças que quer comprar ou fazer. Quem gosta de antecipar a tarefas e começa a organização com bastante antecedência, pode até comprar itens pela internet.
VEJA TAMBÉM: 10 ideias simples para decorar sua mesa de Natal
Para auxiliar na decoração natalina e incrementar o clima de encantamento, selecionamos algumas sugestões. Veja abaixo:
Casa iluminada
Tudo bem que a conta de luz tem chegado cada vez mais alta, mas as noites que antecedem o Natal merecem o pisca-pisca ligado para indicar que o espírito natalino faz morada ali. Quem vive em casa e quer ter a fachada especialmente iluminada, existem luzes, fitas luminosas e projetores em led, que prometem gastar menos energia. Aliás, para quem quer investir um pouco mais, há opções de projetores de luz que formam imagens e efeitos luminosos nas paredes externas.
Árvores de Natal
Item praticamente indispensável do Natal. E não é para menos, o simbolismo de montar a árvore significa a esperança de ganhar brinquedos, da presença das pessoas queridas e de ver os familiares que moram longe. A tradicional é encontrada no comércio nos mais diferentes tamanhos e preços. Mas, se o espaço é apertado, como apartamentos e salas pequenas, dá para fugir da tradicional criando uma árvore personalizada montada diretamente na parede. Com galhos secos na horizontal, amarrados por fitas, barbantes ou pisca-piscas, você fica com uma linda árvore em 2D e pode pendurar enfeites.
O presépio
Na decoração, o aspecto religioso do Natal é simbolizado especialmente pelo presépio, com figuras que representam o nascimento do Menino Jesus e a visita dos Reis Magos. O costume tradicional é de arrumar o presépio embaixo ou próximo da árvore de Natal. As imagens podem ser adquiridas em lojas de artigos religiosos ou de decoração. Mas, para fugir do tradicional, as figuras podem ser impressas em papel.
Guirlandas
Simbolicamente, as guirlandas trazem sorte e abundância para o próximo ano que está chegando. Se o tempo está curto, você pode comprar uma guirlanda tradicional e pendurá-la na porta da sua casa. Já, se há disposição para a criatividade, dá para apostar em modelos personalizados e enfeitar os mais diversos ambientes. Que tal criar uma guirlanda você mesmo, utilizando enfeites naturais ou pequenos objetos decorativos? Use folhas e flores secas, botões, laços de fita, bolas, feltro, tecidos e faça guirlandas que tenham a cara do seu Natal. Faltando inspiração, uma busca rápida pela internet e se encontra centenas de modelos e tutoriais.
Enfeites originais
O clima mágico para a sua casa pode ser proporcionado ao criar enfeites diferentes e originais para todos os cômodos. Por exemplo, coloque cordão de luz ou pisca-pisca dentro de garrafas de vinho ou potes transparentes e crie efeitos diferentes e sofisticados. Outra dica é decorar louças brancas e fazer arranjos diferentes para complementar a decoração da casa. Você pode pintá-las de vermelho, fazer desenho natalino ou apenas preenchê-las com bolinhas coloridas, ramos de pinheiro ou pisca-pisca.
Atenção às cores
Para criar uma decoração harmoniosa, é preciso estabelecer antecipadamente as cores e tons. Pode ser os tradicionais verde, vermelho e dourado, que já carregam o espírito natalino. Mas, se quiser inovar, você pode escolher os tons que mais gosta ou ficar com cores fáceis de combinar. Ou, ainda, fazer uma decoração prática, com branco, prata e azul, que ficarão bacanas também no réveillon. Escolhidas as cores, procure manter fidelidade e, se a ideia é fazer tudo em casa, compre papeis e tinta com as cores da paleta, para garantir que sua casa brilhe em harmonia.
Elementos da natureza
Quem vive em cidade pequena ou aprecia passeios na natureza, pode fazer coleta de barbas-de-pau (ou barba-de-velho), gramíneas, pedrinhas, areia, pinhas ou galhos secos para incrementar a decoração. A montagem do presépio pode ter tudo isso combinado. Coloque o Menino Jesus deitado em uma manjedoura de galhos e barbas-de-pau, os animais acomodados em gramíneas e os Reis Magos em um caminho marcado por pedrinhas e areia.
Enfeitar plantas da casa
As plantas que você tem em vasos ou no jardim (se não forem muito sensíveis ao manuseio) podem receber enfeites de Natal. Veja quais das suas plantas comportam uma decoração, coloque-as em destaque na casa e enfeite com bolas, fitas, cabelos de anjo e até pisca-pisca. Se a decoração fica melhor com os vasos cobertos, tecido de juta amarrado com barbante ou barbas-de-pau arrumadas podem dar um toque rústico.
Dica extra
Espelhos e transparências são usados na decoração para ampliar os efeitos. Então, você pode mudar seus espelhos de lugar, cobrir as molduras com artigos de decoração natalina ou corda luminosa e colocar estrategicamente para refletir a parte mais bonita da sua decoração. Isso vai maximizar o brilho do seu Natal e as pessoas terão a impressão de que a decoração é maior do que realmente é.
_______
A origem dos símbolos
A origem dos presépios se deu em 1223, em uma pregação feita por São Francisco de Assis, quando ele criou uma forma teatral para mostrar às pessoas como teria acontecido o nascimento de Jesus. Com autorização do papa da época, ele construiu um cenário vivo.
A tradição de usar as guirlandas surgiu entre os romanos, pois acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde. Eles passaram a enrolar os ramos em coroas, para desejar que todas as pessoas da família tivessem saúde. Porém, há quem diga que a origem é anterior ao cristianismo, já que os gregos colocavam coroas de plantas nas portas como um adorno de boas-vindas.
Sobre a árvore de Natal, há mais de uma teoria. Alguns falam que ela surgiu em Talinn (atual Estônia) em 1441, outros dizem que ela surgiu em Riga (atual Letônia) em 1510. Há ainda quem afirme que ela surgiu em Bremen (atual Alemanha) em algum momento do século XVI.