Descomplique a ceia e opte por uma mesa mais simples e deliciosa. Confira dicas para fazer uma ceia de natal simples.
A ceia de Natal simples é a melhor opção para não corrermos o risco de passar a festa natalina sofrendo com problemas estomacais causados pelo excesso de comida e bebida. Além disso, é mais econômica e você conseguirá muito mais tempo para cuidar de si e para fazer companhia às pessoas queridas, já que quanto mais elaborado o seu cardápio, mais tempo você passará na cozinha.
No Brasil as altas temperaturas estão sempre presentes no Natal, portanto uma mesa colorida com saladas e sobremesas refrescantes é ideal para acompanhar a tradicional ave natalina. Mesmo quem preza pela tradição, pode equilibrar a ceia mantendo alguns itens e relaxando em outros. Opte por preparos que não sejam complexos, pois a ideia é você não se cansar demais pilotando o fogão e poder aproveitar a ceia ao lado da família.
O importante é que os pratos sejam gostosos e bonitos. Fazer um arroz colorido, arrumar a farofa ao redor da ave e enfeitar as bandejas com frutas faz uma baita diferença. Veja abaixo, algumas sugestões que podem contribuir para fazer sua ceia de forma prática e agradar a todos.
Tira gosto ou aperitivos
Enquanto a família e os convidados esperam a hora da ceia, patês prontos com torradinhas podem acompanhar algumas bebidas refrescantes, caipiras, água saborizada ou sucos.
Outra opção interessante é montar uma árvore com frios, usando queijo e mortadela picados, tomates-cereja, ovinhos de codorna e azeitonas. Para montar, basta dispor em uma bandeja os ingredientes intercalados e formando uma pequena árvore de Natal. Para finalizar, ovinhos de codorna e azeitonas são os enfeites da árvore e você pode salpicar orégano, sal e azeite.
O Bacon Crocante também fica uma delicia. Uma receita agridoce, que com certeza vai fazer sucesso. Confira:
Troque as receitas de sobremesas calóricas e elaboradas por frutas coloridas
Arranjos de frutas ou salada de frutas arrumadas em camadas em recipientes transparentes são algumas sugestões. São muito mais saudáveis e você não fica horas preparando pratos no calor do fogão. Para entreter as crianças (e os adultos também) enquanto esperam a ceia, pode-se também fazer palitos de frutas da estação, intercalando melancia, manga, abacaxi, banana, uva ou o que mais tiver em casa.
Outras opções são as gelatinas, refrescantes e fáceis de preparar. Se o tradicional pavê é indispensável para sua família, existem receitas rápidas na internet. Um panetone ou chocotone também pode incrementar a parte doce da ceia.
Aposte em saladas
Os vegetais da estação, crus ou cozidos e bem arrumados, dão um toque especial além de serem bem econômicos. Misturar brócolis, alfaces, cenoura, repolhos, pepinos e tomates em camadas resulta em uma salada bem apetitosa.
Opte por carnes já temperadas
Dependendo do número de pessoas à mesa, a ave natalina pode ser insuficiente. Então, é interessante servir também outro tipo de carne como lombo de porco ou até salsichões assados. A dica aqui é comprar as carnes que já vêm com os temperos e prontas para assar. Por exemplo, a ave temperada é a escolha mais prática, pois é só colocar no forno no tempo e temperatura conforme as instruções da embalagem. Os Kits Natalinos Excelsior são uma ótima dica para quem quer simplificar a ceia de Natal.
Escolha receitas simples e rápidas
Toda família tem as suas tradições. Geralmente não pode faltar um arroz festivo, farofa e salpicão. Mas até mesmo essas receitas não precisam ser difíceis e as vezes podem ser preparadas com antecedência para que no dia você consiga ficar mais livre e aproveitar o momento. A chef Fabiane Grudzinski separou várias receitas simples e rápidas em ebook exclusivo.
Divida as tarefas
Para você não se sobrecarregar, uma sugestão é distribuir as tarefas. Por exemplo, alguém pode se responsabilizar pela farofa. Outra pessoa pode trazer um pavê. E outra ainda pode ficar responsável pelo preparo e por servir as bebidas. Assim o trabalho é dividido e com certeza sobrará mais tempo para curtir em família.
Bebidas
Espumantes são sinônimo de festas de final de ano. Mas, as confraternizações vão além dos momentos dos brindes. Então, se não for possível ter opções para todos os gostos, contemple a maioria. Cerveja, suco, refrigerante ou água saborizada são algumas possibilidades.
VEJA TAMBÉM: 10 ideias simples para decorar sua mesa de Natal